src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
Google

13.6.06

Esta rapariga da aldeia tem, desde Agosto do passado ano de 2005, de olhar para o monte ali em frente, onde antes as árvores não a deixavam aperceber-se da inclinação do terreno, e ver agora apenas pedregulhos nus e arbustos negros...aqueles, poucos, mais delgados que ninguém se deu ao trabalho de deitar abaixo.
Sim, só agora dá para conhecer os contornos do monte ali hoje vazio, e perceber o trajecto descendente do fogo naquele fim de tarde, que num instante estava no cimo e no outro, qual dor no coração, vinha por ali abaixo com uma rapidez impensável, invadir e deixar as populações em desespero. Foi angustiante aquele fim de tarde e noite.

Estávamos num baptizado. Alguém telefonou para alguém, dizendo que havia fogo lá no monte. O monte é grande, provavelmente não seria ali perto das casas, estaria longe.Mas...a festa já foi festejada, vamos embora, e vamos ver onde anda ele, e ver que não haja perigo. Pelo caminho fomos avistando a enorme nuvem de fumo. E os poucos quilómetros pareciam que nunca mais acabavam. Vinha a tremer só de ver a monstruosidade daquele filme de fumo. E parecia que nunca mais chegávamos, entre um trânsito de domingo. Chegámos. Guardei o carro. Fitei os acontecimentos: as chamas começavam a avistar-se no cimo do monte. Qual inocência, nada de muito aflitivo passou pela cabeça, "não deve chegar cá abaixo...está lá em cima, os bombeiros devem tratar dele antes que desça". De qualquer modo queria acompanhar a evolução daquilo. Fui dentro de casa procurar um rádio de mão para trazer cá para fora. Assim podia ouvir o relato do jogo de futebol enquanto olhava para o monte. Procurei-o, procurei as pilhas...sintonizei-o e voltei lá fora. Olhei.
"Meu Deus..."
MÃÃEE!?!
Não queria acreditar... devo ter levado uns segundos a assimilar o terror da situação que os meus olhos viam. As chamas pareciam a metros de distância das casas. A chama tímida que há pouco se conseguia avistar apenas lá no cimo, tinha debandado por ali abaixo, tinha-se transformado em labaredas que devoravam todo o monte e que agora estavam ali colocando as habitações num perigo incrível. Só aquela visão de ver tudo a arder até ali abaixo, coisa que se tinha modificado em poucos minutos, foi de choque.
Tirei o carro da garagem numa pressa que não me lembro de ter tido noutra situação. E conduzi aquelas centenas de metros em direcção ao fogo, a uma velocidade que nunca tinha alcançado naquela estrada. Parei o carro. Uma pessoa chorava, e facilmente me contagiou, mas sem tempo de continuar, corri para dentro do monte, para a zona de vigia. Como os outros, preparei-me com os ramos verdes que vi pelo chão. Nessa altura ainda só ali estavam os habitantes da casa que ficava mesmo ali mais perto do perigo que ainda estava a vir. Eu nem tinha trocado de roupa, estava como tinha ido para o baptizado. Ficámos ali horas. A olhar e a ouvir as chamas a poucas dezenas de metros de distância, sempre à espera que elas se passassem para o lado de cá (havia um pequeno vale com um caminho e terreno plantado com milho, que separava o monte da parte que estava a arder, da parte que a qualquer momento se temia que começasse também). O vento viajava forte e deixava os corações ainda mais preocupados. Olhava-se para o céu e via-se sobre nós a passar restos de vegetação a arder. Pontinhos vermelhos a voar na noite escura e que iam cair sabe-se lá onde. Molhámos a vegetação ali por perto até onde pudemos, e assim ficámos à espera do que acontecesse.

Conforme os minutos passavam, apareciam mais e mais pessoas. De perto e de longe. Carros da GNR, mas nada de bombeiros. Homens com tractores e cisternas, que enchiam onde pudessem. Na estrada municipal e pelos caminhos à volta, os carros tinham enconstado, a presenciar o espectáculo. Chegaram a dificultar a passagem de quem trabalhava. Aqui e ali começavam a ouvir-se boatos de que alguma casa tinha sido atingida, de que alguma pessoa se havia magoado seriamente. Felizmente não passaram de boatos.
Os bombeiros vieram àquela parte do monte já o fogo tinha ardido quanto quis. Tinham estado a tentar salvar habitações no lugar mais à frente. Eram poucos. Eram de longe. Vinham de outro incêndio. Cansados e a tentar minorar as tragédias. Revolta-nos ver-nos ali impotentes, desprotegidos, sem bombeiros a ajudar-nos. Revolta-nos vê-los chegar quando já tudo poderia ter acontecido. Mas enche-nos de compaixão sabermos que nem são da nossa localidade, pensarmos no que foi o dia deles. Havia fogos por todos os lados nesse fim de semana e por isso nem havia bombeiros disponíveis.

Nessa noite o céu estava vermelho, um vermelho assustador. Agora que já tinha passado à frente dos nossos olhos, ali estávamos parados, a olhar e a pensar se ainda estaria a arder mais à frente, onde é que teria parado. Nessa noite aquele espaço do monte por arder foi calcado por muitas pessoas, por muitos tractores, por homens que andavam de um lado para o outro na ânsia de impedir a propagação do fogo. Nunca tinha por cá presenciado um sentido de comunidade vivido como nessa noite. Nunca aquele monte teve tantos espectadores. Nunca ninguém tinha temido tanto pelas suas casas.

O vento que chegou a colocar-nos em muito perigo, mudou as suas condições e ajudou definitivamente a que as chamas não passassem para o nosso lado. Ficámos a presenciar o diminuir das chamas até perceber que o perigo se tinha reduzido significativamente. Mas o sono dessa noite foi tudo menos descansado. Não podia ser diferente depois das emoções que marcaram aquele final de dia.


No dia seguinte souberam-se mais pormenores, foi ver-se de perto o que o fogo fez e até onde tinha chegado. Soube-se que algumas casas mais à frente estiveram realmente muito perto de serem afectadas pelas chamas, e que se viveram momentos de desespero por lá. A vegetação ardeu até às paredes das habitações. Lá os bombeiros tiveram que desencadear esforços grandes para impedir tragédias maiores. As pessoas choram ao contar o que se passou no dia anterior.
Soube-se que os restos de vegetação a arder transportados a toda a força pelo vento, tinham iniciado noutros locais, chamas que foram prontamente impedidas de crescer. Eu própria observei fragmentos de casca de pinheiro queimada pelo chão junto de casa e noutros pontos.

Fui ver de perto. Percorrer o caminho ao lado do qual o fogo andou, o caminho onde os bombeiros se meteram e que impediu maior propagação.
O cheiro era intenso. Cheiro a cinzas. A tudo ardido.
A cor era só uma: preto. O chão, as árvores, tudo.
O cheiro e a cor com que ficou a minha alma ao ver aquilo.
Aqui e ali havia ainda fumo a sair do chão, havia ainda chamas na raíz e no que restava de um tronco. Haviam vestígios da acção dos tractores e dos carros dos bombeiros. Não havia ponta de verde até perder de vista.

Um ano passado, a desolação é grande. Já não há verde nem tanto preto. Agora resta o cinzento das pedras e dos arbustos mortos de pé e o amarelo da vegetação rasteira. Nem um pinheiro. Só se vê o chão nu onde antes não se via o chão. Só os 2 pinheiros mansos perto das casas continuam lá. Felizmente o fogo não os devorou, embora tivesse devorado tudo acima deles.

1 Comments:

Blogger nahar said...

POrtugal de um momento para o outro acordouano passado com menos patrimonio ambiental e este ano graças às medidas que o governo não tomou, adivinhasse dias iguais. será que esta gente não vê o mal que faz?é triste...

19 junho, 2006 11:00  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker